Frases de Artur da Távola
"A alma dos diferentes é feita de uma luz além. Sua estrela tem moradas deslumbrantes que eles guardam para os pouco capazes de os sentir entender. Nessas moradas estão tesouros da ternura humana. De que só os diferentes são capazes".
"O diferente paga sempre o preço de estar - mesmo sem querer - alterando algo, ameaçando rebanhos, carneiros e pastores. O diferente suporta e digere a ira do irremediavelmente igual: a inveja do comum; o ódio do mediano. O verdadeiro diferente sabe que nunca tem razão, mas que está sempre certo".
Citações sobre a Lingua de Sinais:
(...) Utilizo a língua dos ouvintes, minha segunda língua, para expressar minha certeza absoluta de que a língua de sinais é nossa primeira língua, aquela que nos permite ser seres humanos comunicadores. Para dizer também, que nada deve ser recusados aos Surdos, que todas as linguagens podem ser utilizadas a fim de ter acesso à vida.
Emannuele Laborit (1996)
(...) A língua de sinais usada pela comunidade surda é uma língua verdadeira com itens lexicais, morfológicos, sintáticos, semânticos e diferentes pesquisas mostram que a criança surda exposta a língua de sinais adquire esta língua da mesma forma que a criança ouvinte adquire uma língua oral.
Lorena Koloswisk(1995)
Na Bíblia Sagrada, no Evangélio de São Lucas encontramos os familiares comunicando-se com o sacerdote Zacarias por meio de sinais. Vejamos: “E perguntava ao pai, com acenos, como queria que o chamassem”.
Burnier (1981)
Citação sobre a Educação de Cegos:
O Sistema Braille é um modelo de lógica, de simplicidade e de polivalência, que se tem adaptado a todas as línguas e a toda a espécie de grafias. Com a sua invenção, Luís Braille abriu aos cegos, de par em par, as portas da cultura, arrancando-os à cegueira mental em que viviam e rasgando-lhes horizontes novos na ordem social, moral e espiritual.
E finalmente segue abaixo um poema de Mario Quintana o qual eu considero gênial!!
Deficiências
"Deficiente" é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.
“Louco” é quem não procura ser feliz com o que possui.
“Cego” é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.
“Surdo” é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.
“Mudo” é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.”
“Paralítico” é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.
“Diabético” é quem não consegue ser doce.
“Anão” é quem não sabe deixar o amor crescer.
E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois:
“Miseráveis” são todos que não conseguem falar com Deus.
“A amizade é um amor que nunca morre.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário